10/01/2013

Crônicas de um Peladeiro - Michel Yakini






"Me contou que no jogo "Pelé saiu escrevendo, escrevendo, passou por todo time da Ponte, levantou grama, terra, bola, cal, tudo pra dentro do gol, meu irmão palmeirense falou: Que filho da mãe."  -  Trecho da crônica – Na meia esquerda: seu Antonio Leme ( Crônicas de um Peladeiro) 

(Comentário do texto - Mané de Lima Barreto)  Estou acompanhando com prazer suas crônicas e pensando como futebol dá assunto. Quem mora no "país do futebol" inevitavelmente vai falar dessa esporte uma hora ou outra. Arte, sempre exageradamente para muitos. Para outros é o primeiro assunto,  o que mantem a conversa viva, ou acaba de vez. E mesmo aquele que não gosta vai falar. É quase religião. O crente e o ateu falam em Deus, a partir de suas percepções. Com o futebol é a mesma coisa. Essa do mentiroso X Lima X Garrincha foi muito saborosa. Estou aqui lendo Clara dos Anjos e me enredando com as artimanhas do escritor em desenvolver o vilão Cassi, um violeiro de modas arrebatador de donzelas. O livro segue assim como as suas crônicas, espaçadas dentro do tempo mas unidas em temática e sensação de continuidade temporal.
 Clara dos Anjos, e outros, foram apresentados ao público em periódico da época, maestralmente com dosagem de interesse, prazer, curiosidade, nem mais, nem menos. Assim seguem as crônicas de um peladeiro, acima de tudo, está o prazer de escrever.

Acesse o blog: http://elo-da-corrente.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUANTO O TAMBOR NÃO CHAMA VIAJANDO!

     ENQUANTO O TAMBOR NÃO CHAMA VIAJANDO! Minha grata surpresa foi a tradução de alguns poemas para o espanhol por Demian Paredes, da Argen...